quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Espaço do Mestre

Todo mundo que gosta de cinema quer saber um pouco mais sobre a sua história.
Eu pelo menos quero, e acredito que é bom conhecer os mestres do cinema mundial.
Resolvi criar o "Espaço do Mestre" pra falar um pouco sobre Alfred Hitchcock, não como profunda conhecedora do cineasta mestre do suspense e do crime, mas como curiosa e amante do cinema.
Então vamos lá...
Hitchcock era inglês, nasceu em 1899 e morreu em 1980. Começou muito jovem no início da década de 20 em sua terra natal e foi em 1939 para Hollywood, onde fez sucesso com seu humor negro e estilo próprio.
O mestre do suspense era amante do medo, ele o representava em praticamente todos os seus filmes. Ele era um cineasta comercial também, isso ele afirmava sem esconder-se, e concordo com isso, pra que fazer um filme que não seja do gosto do público? Todo mundo realiza arte para ser exposta e “consumida” de certa forma e não para guardar pra si só.
Ele foi um dos mais populares cineastas, por suas aparições bem discretas em seus filmes e por sua imagem sarcástica ser explorada nas campanhas publicitárias mais do que os próprios filmes. Mas não só por isso, Hitchcock apresentou séries de televisão por cerca de sete anos, entre 1955 e 1962.(“Alfred Hitchcock Presents…” e “The Alfred Hitchcock Hour) e lançou coletâneas sobre contos policiais e histórias de crime. Só Charlie Chaplin e bastante tempo depois, Woody Allen, foram tão familiares para o público, mas esses exerciam papéis marcantes em seus filmes. Hitchcock era tão popular que no trailler de “Psico”(1960), ele passeia pelos cenários, falando sobre o filme com um ar cínico e alimentando suspeitas e curiosidade. Vai aí o link pra quem quiser ver o trailler, muito interessante e engraçado até.

Entre seus filmes mais conhecidos estão:
“Psico” (1960), “Vertigo” (1958), “Janela Indiscreta” (1954), “Chamada para a Morte” (1954), “O Homem Que Sabia Demais” (1956), “Os Pássaros” (1963), “Sabotagem” (1942). E alguns outros que devo ter esquecido de colocar.
Agora é só pequisar mais sobre o Mestre do Suspense, Alfred Hitchcock.
_______________________
Citando Hitchcock: “Cenas (…) que fazem o sangue correr pelas veias são altamente benéficas para a indigestão, gota, reumatismo, dor ciática e menopausa precoce. O público tem as suas emoções, o cinema tem o seu público, o realizador tem o seu cinema e todos ficam felizes.”
Achei muito bom isso :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário